Coordenador : Elisabete Barbarino
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389514.2199.311356.24022023
Departamento/Setor: GBM
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público interno da Universidade Federal Fluminense, como docentes e discentes de Graduação e Pós-Graduação. Alunos da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de Niterói como parte das atividades do projeto \\\\\\\\\\\\\\\UFF nas escolas\\\\\\\\\\\\\\\. Público em geral quando as atividades de Ciências na Praça, Ciências sob Tendas ocorrerem fora da UFF.
Local de atuação: Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Marinha, Laboratório de Cultivo de Organismos Aquáticos, sala 418.
Objetivo
Selecionar espécies de microalgas que apresentem aplicações de interesse econômico, ambiental. Confeccionar modelos de microalgas e demais organismos microscópicos como com materiais artesanais tradicionais. Produzir modelos em impressora 3D a partir dos modelos artesanais. Avaliar a aceitação e interação dos estudantes com os modelos 3D. Comparar as algas vivas visualizadas em microscópio com os modelos artesanais e os impressos em 3D. Testar a percepção dos estudantes com os olhos vendados ao manipular os modelos. Verificar a aceitação do uso dos modelos em 3D por pessoas que apresentem baixa acuidade visual e/ou dificuldades em utilizar microscópio. Promover a empatia entre as pessoas. Levar conhecimento para fora dos muros da universidade através de oficinas, feiras de Ciências.
Resumo
Esse é um projeto de extensão desenvolvido por alunos, principalmente do curso de Ciências Biológicas sobre a orientação da coordenadora Profa Elisabete Barbarino, especialista em algas. A criação, confecção de modelos e impressão de modelos 3D são ferramentas interessantes e importantes para passar conhecimento e principalmente empatia, com a inclusão no ensino voltado para pessoas que apresentam algum tipo de dificuldades para a utilização de microscópios e lupas na observação de organismos microscópicos. Além disso os modelos são excelentes ferramentas para o ensino teórico, tanto em sala de aula como em ambientes não formais de ensino, possibilitando uma maior fixação do conteúdo, uma vez que organismos microscópicos muitas vezes estão apenas no imaginário das pessoas, devido a dificuldade de visualização. Os modelos apresentam importância ampliada quando são apresentados a pessoas leigas, que fazem parte do público em geral. As atividades são desenvolvidas no Departamento de Biologia Marinha. O contato com a coordenadora pode ser feito através do e-mail elisabetebarbarino@id.uff.br.